quinta-feira, 30 de junho de 2011

Três encontros para escrever: o terceiro

No último encontro, no Sesc Belenzinho, a música de Erik Satie envolveu a sala e despertou os mais diversos efeitos em seus ouvintes. Atentos. Os personagens, inventados no segundo encontro, aguardavam seus destinos a partir das novas sensações e desejos dos participantes: 

Um homem faz  a barba em frente ao espelho. Uma mulher toca piano.     
A menina de bochechas rosadas e uma maçã esquecida na geladeira.     
Uma mulher emaranhada em seus tecidos.
A jovem esperando Pedro. 
Os dois irmãos com poderes mágicos. A força dos elementos : a água , o fogo. 


O cheiro de tabaco, a decisão de um homem.

 A paixão despertada por um perfume doce. A jovem com as sacolas na mão.
Todos desenvolveram suas pequenas narrativas. E aqui, nos comentários, abre-se um espaço para os participantes da Oficina apresentarem  trechos dos textos escritos,  na gostosa tarde de inverno, da última terça-feira, dia 28. 

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Três encontros para escrever: o segundo

Se no primeiro,  dos três encontros no Sesc Belenzinho, na oficina de criação literária, uma maçã abriu lugares inesperados na imaginação de quem se aventurou a escrever, no segundo, um perfume saído da flor de laranjeira, Neroli,  invadiu narinas desavisadas e despertou as mais inesperadas personagens.  No texto "O nariz,  o nome",   de Italo Calvino,  as sensações de um aroma ou vários também criaram personagens . E é a partir desses  perfumes indecifráveis que sua narrativa se desenvolve...

 "Mas como poderia descrever com palavras a sensação lânguida e selvagem que tinha experimentado na noite anterior ao baile de máscaras,  quando a minha misteriosa companheira de valsa,  com um gesto preguiçoso,  deixara escorregar o xale de musselina que separa seus ombros brancos dos fios do meu bigode e uma nuvem estriada e arrebatadora me agredira as narinas como  se eu estivesse aspirando a alma de um tigre?"

 ("O nome,  o nariz", in Sob o Sol-Jaguar,  Italo Calvino,  Companhia das Letras.)

Na próxima e última aula,  por onde irão se aventurar  as personagens nascidas das sensações do aroma da flor de laranjeira?

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Tarde de Autógrafos na Panapaná

Contação de histórias e oficina de dobraduras com Irene Tanabe.

Sábado, dia 18 de Junho.
Rua Leandro Dupré, 396
Vila Clementino
São Paulo - SP
11 5082-2132

terça-feira, 14 de junho de 2011

Hoje: Três encontros para escrever

A partir das 15 hs,  começa a Oficina de Criação Literária no Sesc Belenzinho.

 " (...) Seja como  for, todas as "realidades" e as "fantasias" só podem tomar forma através da escrita,  na qual exterioridade e interioridade,  mundo e ego,  experiência e fantasia aparecem compostos pela mesma materia verbal; as visões polimorfas obtidas através dos olhos e da alma encontram-se contidas nas linhas uniformes de caracteres minúsculos ou maiúsculos ,  de pontos,  vírgulas,  de parênteses; páginas inteiras de sinais alinhados,  enconstados uns aos outros como grãos de areia,  representando o espetáculo variegado do mundo numa superfície sempre igual e sempre diversa,  como as dunas impelidas pelo vento do deserto."


( Italo Calvino, in "Seis Propostas para o Próximo Milênio"  - Companhia das Letras, 1994)


Até lá.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Três encontros para escrever

SESC BELENZINHO
14.06 a 28.06
Terças -  das 15h às 18h
Coordenação: Carla Caruso

Oficina de criação de textos

Por meio de exercícios específicos fundamentados na percepção sensorial e na leitura de textos literários, que têm como temática os cincos sentidos,  os participantes poderão se expressar e desenvolver a linguagem escrita. A experiência vivenciada pela sensibilização dos sentidos como forma de estímulo para a produção textual será a base do trabalho.  Haverá a leitura de textos de: Marina Colasanti, Italo Calvino e João Cabral de Melo Neto. Coordenação: Carla Caruso. Duração: 3 encontros. Acima de 14 anos. 20 vagas. Inscrições pessoalmente dia 1/06 a partir das 14h, no 1º pavimento. Vagas remanescentes: inscrições a partir do dia 2/06, no local e também pelo email  cursos@belenzinho.sescsp.org.br [sujeito à confirmação].