Almanaque dos Sentidos


Por que a pele dos dedos enruga quando ficamos muito tempo debaixo da água? Porque a lágrima é salgada? Como enxergamos? Os pássaros cantam ou conversam? Como ouvimos? A lua é fria? Qual é o animal que tem o paladar nas patinhas?

Neste almanaque, o leitor vai descobrir as respostas a essas e a muitas outras perguntas curiosas relacionadas aos cinco sentidos. Conhecerá também histórias recontadas e inventadas pela autora nas quais os personagens precisam estar com os sentidos bem aguçados para enfrentar situações muito difíceis. Na aventura de Perseu, por exemplo, em vários momentos, os olhos e o olhar foram decisivos para que o herói vencesse a temida Medusa. Ou, ainda, em “Laila e as bruxas do castelo obscuro”, a personagem principal precisou de muitas artimanhas relacionadas ao ato de ouvir para desafiar o poder de três bruxas malévolas.
Se nas aberturas de cada capítulo, os personagens das histórias apresentam as mais diversas sensações vividas por meio dos sentidos, na sessão “Bate-papo” a intenção é levar o leitor a pensar em suas próprias experiências e, assim, ampliar sua percepção em relação a muitos acontecimentos cotidianos que o envolvem.
Explicações científicas, cuidados, experiências e muitas informações vão ajudar a criança a entender melhor como funcionam os cinco sentidos. Por meio da leitura dos vários gêneros textuais, das imagens, cuidadosamente escolhidas, para dialogar com os textos (fotos, ilustrações, obras de arte), o leitor é convidado a perceber a rede complexa e fascinante do universo dos sentidos que o fazem sentir o mundo, os outros e a si mesmo. Para crianças a partir de 7 anos. Editora Moderna, SP. 2009




Prêmio Jabuti 2010.