Coleção Crianças Famosas


Nesta biografia, a autora revela um mundo interior rico e imaginativo vivido pela menina Cecília, órfã de pai e mãe, criada pela avó. Algumas cenas da infância de Cecília criam um clima de solidão e intimidade, como quando a menina passa muito tempo deitada no tapete, olhando as figuras e imaginando cenários nos veios da madeira do assoalho. Esse e outros delicados e cativantes momentos da infância da grande escritora brasileira fazem parte da narrativa. A história de Cecília (1901-1964) se desenrola no início do século XX, no Rio de Janeiro. Muitas curiosidades da época são apresentadas, tais como: o fogão à lenha, o bonde puxado por burrinhos, ou o costume de as pessoas só tomarem banho de mar por receita médica.Para o leitor a partir dos 7 anos. Acervo básico 2003 – FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil. Coleção Crianças Famosas, Editora Callis, São Paulo.


A infância da importante pintora brasileira, Anita Malfatti (1889-1964), filha de mãe americana e pai italiano, é narrada a partir do cotidiano de uma São Paulo do início do século XX. O texto apresenta a vida pacata dessa época, desde o ritmo calmo dos homens que passam pela rua acendendo os lampiões a gás, o ainda serpenteante rio Tiête e o lento desenvolvimento da cidade. Muitos episódios marcantes da vida de Anita são narrados como a morte prematura de seu pai, o problema físico que ela tem em sua mão direita. Além das dificuldades enfrentadas, acompanhamos dias muito felizes vividos com a mãe, avós e irmãos em piqueniques e idas ao circo. A descoberta da profissão era algo muito importante para a Anita que aos treze anos fazia caricaturas de seus professores. E enquanto rabiscava, pensava: “_Será que tenho algum talento?”. Talento de sobra, tempo e muito estudo transformaram a menina numa mulher e grande artista brasileira. Para o leitor a partir dos 7 anos. Coleção Crianças Famosas, Editora Callis, São Paulo.

http://www.loja.callis.com.br/portugues/catalogsearch/result/?q=anita+malfatti

“Cocoricóóó; blém, blém, blém; nhec, nhec, nhec; pocotó, pocotó, pocotó. O galo cantando, a padre tocando o sino, as janelas azuis, amarelas e verdes se abrindo e o cavalo trotando.” Esse trecho que abre o livro, é o cenário da antiga Vila Rica, atual Ouro Preto, em Minas Gerais, no século XVI. Antônio Francisco Lisboa (1730-1814), filho de um importante arquiteto português com uma escrava negra, é o personagem principal. Por meio de uma linguagem simples, mas cheia de detalhes que tornam o texto lúdico, o leitor é convidado a entrar para um outro período histórico no qual irá conhecer Antônio que se tornou um dos escultores mais famosos do mundo, conhecido como Aleijadinho. Para o leitor a partir dos 7 anos. Coleção Crianças Famosas, Editora Callis. São Paulo.

http://www.loja.callis.com.br/portugues/catalogsearch/result/?q=aleijadinho